Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Abordagem interdisciplinar para controle de apneia moderada em paciente sem adaptação ao CPAP

Introdução

O Aparelho Intra Oral é um recurso da odontologia para o tratamento dos distúrbios do sono. Sua ação modifica a posição da mandíbula, língua e outras estruturas, promovendo o aumento do calibre da via aérea e incentivo ao fortalecimento muscular dessa região. Tem indicação para ronco, apneia leve ou moderada, a depender do resultado encontrado no exame de polissonografia e também na falência do tratamento com CPAP ou como terapia combinada a outro tratamento.

Objetivo

Controlar a apneia do sono, ronco e a sonolência excessiva, queixas principais do paciente durante a avaliação que referia falta de qualidade de vida e comprometimento das atividades laborais.

Métodos

Paciente 30 anos, sexo masculino, com IMC de 28Kg/m2, escala de Epworth de 16, com sonolência diurna excessiva, IAH 18 eventos/hora (apneia moderada), ronco secundário, sem dessaturação importante e índice de Mallampat de 4. A terapêutica utilizou o AIO BRD individualizado de avanço mandibular e com lateralidade no último trimestre do ano de 2016, associado a exercícios de fortalecimento e reeducação de musculatura com atendimento semanal de duas sessões por semana. Foi orientado a realizar mudança de decúbito, higiene do sono e acompanhamento com o aplicativo de "Snorelab".

Resultados

Após o tratamento interdisciplinar e mudança de IMC para 26,5kg/m2, a nova classificação da Escala de sonolência de Epworth passou a 8. O paciente relatou melhoria de memória e maior disposição para atividades laborais. O IAH foi de 2 eventos/hora (normal até 5 eventos/hora).

Conclusões

O tratamento interdisciplinar associado a utilização de AIO com os exercícios de treino muscular ofereceu resultado exitoso mediante quadro de sonolência, ronco e apneia moderada em jovem adulto.

Palavras-chave

Aparelho Intra Oral; Ronco; Apneia; Tratamento Interdisciplinar

Área

Relato de Caso

Autores

Lidiane Conceição Santana, Sandra B Jordão, Carolina Almeida Simoes Oliveira Regis