Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de distúrbios do sono em crianças nas unidades básicas de saúde - Resultados preliminares.

Introdução

Os distúrbios respiratórios do sono - DRS, são alterações que ocorrem com frequência em crianças, porém seus sintomas muitas vezes não são adequadamente conhecidos. Os DRS acontecem em crianças de todas idades, porém é mais frequente na fase escolar.

Objetivo

Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento estatístico dos DRS em crianças com idade escolar assistidas nas unidades básicas de saúde do município de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Métodos

Um estudo observacional transversal foi realizado com amostra consecutiva e de conveniência de 10 indivíduos, pelos alunos do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Divinópolis, recrutados a partir de UBS´s e PSF’s do município de Divinópolis-MG. O mesmo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UEMG, sob número de protocolo 68714317600005115. Todos estes indivíduos foram avaliados clinicamente e responderam ao questionário “Prevalência de distúrbios respiratórios do sono em crianças com idade escolar”, avaliando a presença de DRS.

Resultados

A média de idade foi de 5 a 11 anos; 50 % dos pacientes eram do sexo feminino. Destes indivíduos 100% não apresentam DRS, sendo que 20% apresentam dificuldades para aprendizado.

Conclusões

Verificou-se a ausência de DRS nas crianças em idade escolar assistidas pelas UBS’s e PSF’s.

Palavras-chave

Apnéia, Criança, Questionário

Área

Área Básica

Autores

Marina Luiza Santos Costa, Jacqueline Maria Resende Silveira Leite, Newton Santos de Faria Júnior, Luísa Teixeira Pasqualotto, Fabiana Alves Pereira, Caroline de Paula Gomes, Rayane Lopes de Brito, Sabrina Almeida Nunes