Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Bimodais se Assemelham aos Vespertinos em Qualidade do Sono e Qualidade de Vida

Introdução

Na literatura tradicional, o cronotipo é classificado em matutino, intermediário e vespertino. Recentemente foi proposta a inclusão do tipo bimodal, cuja validade clínica ainda precisa ser determinada. Há dados na literatura sobre a associação de vespertinidade com pior qualidade do sono e qualidade de vida, mas ainda não há estudos o suficiente para afirmar que o cronotipo bimodal apresente alguma dessas associações.

Objetivo

O objetivo do estudo é verificar a associação entre o cronotipo bimodal com qualidade do sono e qualidade de vida.

Métodos

Um total de 1158 estudantes universitários responderam aos questionários Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ), Munich Chronotype Questionnaire (MCTQ), Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) e 36-Item Short Form Health Survey (SF-36) a fim de avaliar cronotipo, qualidade do sono e qualidade de vida.

Resultados

A amostra se distribuiu em 45,9% do cronotipo intermediário, 26,7% do vespertino, 15,2% do matutino e 12,2% do bimodal. Avaliando-se os quatro grupos de cronotipos divididos pela pontuação no questionário MEQ, encontrou-se diferença no teste ANOVA em relação à pontuação média de cada grupo no cronotipo pelo MCTQ, PSQ e SF-36. O cronotipo pelo MCTQ dos bimodais foi diferente dos matutinos e vespertinos, mas sem diferença para os intermediários (F=95). A qualidade do sono dos bimodais assemelhou-se à dos vespertinos, sendo ambas diferentes da qualidade do sono dos matutinos e dos intermediários, que também não apresentaram diferença entre si (F=29). A qualidade de vida dos bimodais e dos vespertinos também se diferenciou dos outros dois grupos (F=16), sendo pior naqueles do que nestes.

Conclusões

Os dados sugerem que indivíduos com o cronotipo bimodal não apresentam cronotipo avaliado pelo MCTQ diferente dos intermediários, apesar de possuírem qualidade do sono e qualidade de vida semelhantes às dos vespertinos.

Palavras-chave

cronotipo; bimodal; sono; qualidade de vida

Área

Área Básica

Instituições

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Parana - Brasil

Autores

César Minoru Toita Koga, Amanda Simone Morais Camargo Rocco, Ivan Figueiredo Fernandes, Júlia Santana Oliveira, Mariana Fanini Leite, João Guilherme Fiorani Borgio, Fernando Mazzilli Louzada