Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇÃO DE EXAMES DE IMAGENS PARA A FONOAUDIOLOGIA DO SONO

Introdução

O exame padrão ouro para identificação da Apneia Obstrutiva do Sono, bem como os demais distúrbios do sono, é a polissonografia. Entretanto, métodos de imagem têm sido utilizados para auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento da eficácia de determinadas intervenções.

Objetivo

Relacionar os achados de exames de imagem com os aspectos da avaliação miofuncional orofacial fonoaudiológica em pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono.

Métodos

Serão descritos três casos clínicos, considerando o resultado da polissonografia alterados em relação ao IAH (5,25, 5,22 e 10,22 eventos/hora), a avaliação clínica fonoaudiológica e o exame auxiliar de imagem Videofluoroscopia, Tomografia computadorizada, Telerradiografia Lateral e análise cefalométrica para apneia do sono, antes do tratamento fonoaudiológico.

Resultados

A partir do exame de imagem de Videofluoroscopia da Deglutição, pôde-se verificar alterações nas fases oral e faríngea da deglutição, por meio da correlação dos aspectos anatômicos (estruturas comuns à respiração) e fisiológicos da função da deglutição. A imagem da Tomografia computadorizada explicitou posicionamento de língua, osso hióide, espaço faríngeo, palato mole e posição da mandíbula relacionadas às alterações respiratórias. Já a Telerradiografia Lateral e cefalometria para Apneia Obstrutiva do sono pôde indicar a área de maior estreitamento das vias aéreas superiores, posicionamento de língua e palato mole, e desta forma, relacionar com alterações respiratórias e de deglutição.

Conclusões

Observou-se a importância e aplicabilidade dos exames de Tomografia, Telerradiografia e da Videofluoroscopia da Deglutição para a avaliação de pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono para auxiliar no diagnóstico, compreensão do caso e planejamento terapêutico. Apesar da grande gama de exames de imagens disponíveis, o profissional deve ponderar a queixa do paciente e a avaliação clínica, para que assim sejam elegidos os exames complementares necessários.

Palavras-chave

Diagnóstico por Imagem. Sono. Fonoaudiologia. Sistema Estomatognático.

Área

Relato de Caso

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP - Sao Paulo - Brasil, Forma e Função Clínica de Motricidade Orofacial - Parana - Brasil

Autores

Silmara Regina Pavani Sovinski, Camila de Castro Corrêa