Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO TEMPO LIVRE E QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DE LONDRINA, PR

Introdução

A prática de atividade física no tempo livre (AFTL) está associada a diversos benefícios para a saúde física e mental, como uma boa qualidade do sono. No entanto, poucos estudos avaliaram o papel preditor da AFTL na melhora ou piora na qualidade do sono em adultos trabalhadores.

Objetivo

Analisar a relação entre mudança de comportamento de AFTL e índice de qualidade do sono subjetiva (PSQI-BR) ao longo de 24 meses.

Métodos

Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo desenvolvido entre 2013 e 2015 na cidade de Londrina, Paraná, no qual foram entrevistados 227 professores que atuavam como docente em sala de aula em ambas as ocasiões. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e para a análise estatística utilizaram-se modelos de regressão logística ajustados pelos principais confusores.

Resultados

Entre os 230 professores estudados (idade média de 42 anos, 70% mulheres), 51,3% praticavam alguma AFTL no baseline, e 29,5% praticavam 150 ou mais minutos de AFTL/semana. A incidência de má qualidade do sono (PSQI>5) no período foi de 32,6%. Nas análises ajustadas por sexo, faixa etária, IMC, mudança de renda e carga horária de trabalho, professores que se mantiveram ou se tornaram fisicamente inativos no tempo livre após o período de seguimento apresentaram o dobro do risco de desenvolver má qualidade do sono (RR ajustado=2,02; IC 95%=1,08-3,77). A associação perdeu significância estatística ao ajustar os modelos por condições de saúde.

Conclusões

A inatividade física no tempo livre somada à piores condições de saúde podem contribuir na piora da qualidade do sono em professores. A promoção de AFTL pode representar uma importante estratégia para prevenir problemas do sono e, com isso, repercutir na melhoria da qualidade de vida e na capacidade para o trabalho nessa população.

Palavras-chave

qualidade do sono; atividade motora; docentes; estudo longitudinal.

Área

Área Básica

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - Parana - Brasil

Autores

MARCELLY BARRETO CORREA, DOUGLAS Fernando Dias, Marcela ZAMBRIM CAMPANINI, SELMA MAFFEI ANDRADE, ALBERTO DURAN GONZALEZ, ARTHUR EUMANN MESAS