Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O SONO E A QUALIDADE DE VIDA DE ENFERMEIROS NOS DIFERENTES TURNOS HOSPITALARES

Introdução

As atividades de enfermagem no cotidiano hospitalar envolvem horários em turnos de trabalho e embora seja visto por muitos como solução para o problema de manutenção do trabalho, considerando-se basicamente, razões técnicas e econômicas, conflita-se com os ritmos biológicos, familiares e com aqueles da comunidade, originando prejuízos para a saúde e a qualidade de vida social dos trabalhadores.

Objetivo

Investigar a qualidade do sono e a qualidade de vida dos enfermeiros nos turnos hospitalares.

Métodos

Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, de corte transversal, descritivo. Participaram 104 profissionais de enfermagem que desenvolviam atividades assistenciais em um Hospital Universitário no Nordeste do Brasil. Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos: Questionário de Informações Pessoais e Profissionais, a versão brasileira do Índice de qualidade de sono de Pittsburgh e Questionário de WHOQOL-BREF.

Resultados

Em todos os índices de qualidade do sono os dados mostraram percepção melhor para o grupo dos trabalhadores do diurno quando comparados aos do noturno. A qualidade de vida em todos os domínios para o diurno foi melhor que aqueles que trabalhavam no noturno.

Conclusões

Os enfermeiros que trabalhavam no período diurno apresentaram qualidade sono melhores do que os profissionais que atuavam no noturno. Em relação aos domínios da qualidade de vida foi observado que em todos aspectos e no geral, os enfermeiros que trabalhavam no turno diurno foi melhor do que os que trabalhavam no noturno. Estes dados fornecem evidências sobre o impacto do trabalho por turnos, fomentando as discussões de garantia do bem-estar dos enfermeiros e da qualidade do atendimento aos pacientes.

Palavras-chave

sono; turnos de trabalho; enfermeiros; qualidade de vida.

Área

Área Clínica

Instituições

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Sao Paulo - Brasil, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Sao Paulo - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRGN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Maria Cléia de Oliveira Viana, Carolina Pasquini Praxedes Salvi , Kézia Katiane de Medeiros Silva, Clarissa Maria Bandeira Bezerra, Sandra Soares Mendes, Milva Maria Figueiredo De Martino