Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

SONOLÊNCIA DIURNA E FATORES ASSOCIADOS EM UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA CIDADE DE FORTALEZA, NORDESTE DO BRASIL

Introdução

Estima-se que os distúrbios do sono afetam, no Brasil, pelo menos 10 a 20 milhões de pessoas. Dentre os sintomas provocados pelos distúrbios do sono encontra-se à Sonolência Diurna Excessiva (SDE), sendo essa a maior queixa entre universitários devido às modificações que o ingresso no curso de graduação confere ao seu estilo de vida.

Objetivo

Avaliar sonolência diurna e fatores associados nos estudantes do curso de educação física.

Métodos

Estudo transversal que fez parte de uma investigação epidemiológica desenvolvida na cidade de Fortaleza e região metropolitana com 1369 universitários (64% homens) de 24,7±6,5 anos de idade, cursando do primeiro ao oitavo semestre do curso de educação física. Foram coletadas as informações sociodemográficas (sexo e idade), relativas ao curso (turno de estudo, curso e semestre), comportamentais (prática de atividade física e ocupação profissional) e a sonolência diurna pela Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Para a análise estatística foram utilizadas as estatísticas descritiva e inferencial através do software SPSS 21.0.

Resultados

Os principais resultados descritivos mostram uma pontuação média na ESE de 9,01 (DP=4,22), que corresponde a uma prevalência de 43,9% (n=547) de SDE. Identificou-se que os universitários que não exercem uma ocupação profissional remunerada (RP = 0,62; IC 95%: 0,49 -0,78) e estudam a noite (RP = 0,73; IC 95%: 0,58 -0,92) têm uma menor chance de apresentar SDE. As demais variáveis investigadas não mostraram associação significativa com SDE.

Conclusões

foi encontrada uma prevalência de universitários com SDE e verificou-se que estudar em período noturno e não exercer ocupação profissional remunerada podem ser fator de proteção para SDE.

Palavras-chave

Graduação, Ocupação profissional, Turno de estudo

Área

Área Básica

Autores

Evanice Avelino Souza, Felipe Rocha Alves, Jorge Silva de Almeida, Andreza Rodrigues dos Santos, Paloma Alves de Almeida, Mizael Pereira Celestino