Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

: Associação entre padrão de sono e dependência nicotínica: um estudo transversal

Introdução

O consumo de tabaco representa importante problema de saúde pública. Entretanto, poucos estudos têm investigado a associação entre dependência nicotínica e mudanças no padrão do sono.

Objetivo

Estudar a associação entre dependência nicotínica e padrão de sono em tabagistas.

Métodos

Estudo transversal realizado com 645 tabagistas da Região Centro Oeste do Brasil com idade ≥17 anos. O nível de dependência nicotínica foi avaliado pelo instrumento Fagertröm Test For Nicotine Dependence (FTND) validado para a população brasileira. As variáveis de sono foram coletadas por meio do questionário de Pittsburgh validado para a população brasileira. Efetuou-se análise de regressão logística binária para investigar a associação entre dependência nicotínica moderada (variável desfecho) e padrão de sono (variáveis preditoras).

Resultados

Verificou-se associação entre dependência nicotínica moderada e dificuldade para dormir por tossir ou roncar (OR: 2,42, IC 95%: 1,66-3,50; p=0,000) e latência do sono >30 minutos OR: 2,02, IC 95%:1,47-2,77; p=0,000) mais de 2 vezes/semana.

Conclusões

No presente estudo verificamos que os indivíduos dependentes nicotínicos apresentaram mais alterações no padrão de sono.

Palavras-chave

tabaco; padrão de sono; dificuldade para dormir

Área

Área Clínica

Instituições

Instituto de Biotecnologia, Universidade Federal de Goiás - Goias - Brasil

Autores

Thiago Aquino de Amorim, Karine Silva Bilu, Lucas Barros de Araújo, Gabriella Nunes, Graciele Cristina Silva, Ivania Vera, Roselma Lucchese