Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Quais comportamentos do sono estão associados com o bruxismo do sono em escolares com dentição mista?

Introdução

O bruxismo do sono (BS) é uma condição clínica que merece atenção por parte dos profissionais da saúde dedicados ao atendimento de crianças, pois pode estar associado a características do sono que podem prejudicar a qualidade de vida das crianças e dos familiares.

Objetivo

Com objetivo de identificar quais comportamentos do sono estão associados com o relato parental de bruxismo do sono (BS) em crianças com dentição mista, foi desenvolvido um estudo de base populacional com amostra representativa de escolares de 8 a 10 anos de idade de uma cidade sul brasileira.

Métodos

Para o diagnóstico de bruxismo do sono foi utilizada a pergunta 'Considerando as últimas seis semanas, com que frequência seu filho rangeu os dentes dormindo?'. O instrumento Sleep Behaviour Questionnaire (SBQ) em sua versão validada para o idioma português do Brasil foi aplicado para avaliar os demais comportamentos do sono. A associação entre o relato de bruxismo do sono e os domínios Sonolência Diurna, Fragmentação do Sono, Interação pais/filho durante a noite do SBQ foi avaliada por meio de regressão univariada de Poisson (α=0,05).

Resultados

Participaram do estudo 544 crianças, sendo que 54,2% eram meninas. A prevalência do relato de BS foi de 21%. Os domínios Fragmentação do sono (p<0,001; RP:1,112; IC 95%:1,054-1,173), Sonolência diurna (p<0,001; RP:1,123; IC 95%:1,071-1,178) e Interação pais/filho durante a noite (p=0,003; RP: 1,055; IC 95%:1,019-1,093) apresentaram associação com BS.

Conclusões

Fragmentação do sono, sonolência diurna e presença de interação entre pais e filho durante a noite são comportamentos associados com o relato de bruxismo do sono em escolares.

Palavras-chave

Bruxismo do Sono. Criança. Comportamento. Transtornos do Sono.

Área

Área Clínica

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal do Paraná - Parana - Brasil

Autores

Joyce Duarte, Juliana Feltrin de Souza Caparroz, Bianca Lopes Cavalcante Leão, Sara Regina Todero, Fernanda Morais Ferreira, Fabian Calixto Fraiz