Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CONFIABILIDADE E REPRODUTIBILIDADE DO TESTE DE CAMINHADA DE 6 MINUTOS NA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Introdução

A apneia obstrutiva do sono (AOS) é caracterizada por episódios de interrupções totais ou parciais das vias aéreas superiores (VAS) durante o sono. Isoladamente ou associada a comorbidades como diabetes e hipertensão, a AOS pode afetar a capacidade funcional de exercício. Na prática clínica, a avaliação da tolerância ao exercício pode ser feita através de testes de campo como o teste de caminhada de 6 minutos (TC6M), já utilizado em diversas populações e considerado uma alternativa de baixo custo e fácil aplicação.

Objetivo

Desta forma, o objetivo do trabalho consiste em avaliar a reprodutibilidade e a confiabilidade do TC6M em indivíduos com AOS.

Métodos

Foram avaliados 70 pacientes de ambos os sexos, de 18-70anos, que realizaram o TC6M num corredor de 30 metros, com a velocidade de execução do TC6M estabelecida pelo paciente, percorrendo a distância repetidas vezes durante 6 minutos. Na análise estatística foi utilizado o teste t para amostras pareadas para comparar a distância percorrida (TC6M) entre os dois testes e para avaliação da reprodutibilidade do TC6M foi usado o coeficiente de correlação intraclasse (CCI). A disposição gráfica de Bland-Altman foi utilizada para análise da confiabilidade, utilizando os dados da distância percorrida (TC6M).

Resultados

Quanto às distâncias percorridas, os voluntários apresentaram melhor desempenho no TC6M 2 (515,4 ± 66,4m) do que no TC6M 1 (505,5 ± 61,4m). O coeficiente de correlação intraclasse (ICC), que reflete a reprodutibilidade teste-reteste, foi r = 0,935 (95 %CI: 0,895; 0,959).

Conclusões

De acordo com os dados obtidos, o TC6M apresenta uma excelente reprodutibilidade e confiabilidade nos pacientes com AOS, além de ter sido demostrado o efeito aprendizagem na amostra estudada.

Palavras-chave

Apneia obstrutiva do sono, Teste de caminhada de 6 minutos, Reprodutibilidade.

Área

Área Clínica

Autores

Aurea Letícia Gomes da Silva, Alice Santana Valadares Ribeiro, José Carlos Nogueira Nóbrega Júnior, Renata Soares de Siqueira, Maria Gabriela Silva Carneiro Monteiro, Danielle Cristina Silva Climaco, Maria do Socorro Brasileiro Santos, Anna Myrna Jaguaribe de Lima