Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Sonolência diurna excessiva em indivíduos com hipotireoidismo assistidos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Divinópolis - Resultados preliminares.

Introdução

A sonolência diurna excessiva (SDE) refere-se a uma propensão aumentada ao sono durante o dia com compulsão subjetiva para dormir, tirar cochilos involuntários e ataques de sono, quando o sono é inapropriado. Algumas condições endócrinas como hipotireoidismo pode estar relacionado a essa alteração.

Objetivo

Verificar a presença a SDE, em indivíduos com hipotireoidismo assistidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Métodos

Um estudo observacional transversal foi realizado com amostra consecutiva e de conveniência de 35 indivíduos, recrutados a partir de UBS´s do município de Divinópolis-MG. O mesmo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da instituição realizadora, sob número de protocolo 1.475.521/2016. Todos estes indivíduos foram avaliados clinicamente e responderam Escala de Sonolência de Epworth, avaliando a presença de SDE.

Resultados

A média de idade foi de 60,8 ± 16,2 anos; 91,4% dos pacientes eram do sexo feminino e a média do índice de massa corporal foi de 26,9 ± 4,5 kg/m2. Destes indivíduos 42,8% apresentam SDE, sendo que a média para a escala de Epworth foi 8,3 ± 5,9.

Conclusões

Verificou-se a presença de SDE em boa parte dos indivíduos com hipotireoidismo. Resultados de estudos auxiliam no planejamento e implementação de políticas públicas e programas destinados a controlar os distúrbios do sono.

Palavras-chave

Sono, sonolência, hipotireoidismo.

Área

Área Clínica

Autores

Cintia Aparecida Santos, Luísa Teixeira Pasqualotto, Walquíria Mata Santos, Sarah Cristina Vieira, Layra Fernanda Martins, Jacqueline Alves, Marcella Oliveira Rodrigues, Newton Santos Faria Júnior