Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ACHADOS TIMPANOMÉTRICOS PRÉVIOS À ADENOTONSILECTOMIA

Introdução

Os distúrbios respiratórios obstrutivos do sono são comuns na primeira infância decorrentes da hipertrofia das tonsilas palatinas e faríngeas. O prejuízo da função respiratória pode gerar infecções recorrentes na orofaringe, e, consequentemente, tais infecções podem se estender à orelha média devido à comunicação da faringe com a orelha por meio da tuba auditiva.

Objetivo

Verificar os achados timpanométricos em crianças em rotina pré-cirúrgica de adenotonsilectomia.

Métodos

O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição envolvida. Foram convidadas crianças de 4 a 11 anos em rotina pré-cirúrgica de adenotonsilectomia (quatro remoções apenas da adenoide e 30 crianças amígdalas e adenoides). Até dois meses antes da cirurgia, foi realizada imitanciometria por fonoaudióloga utilizando o Impedanciômetro ZS76-IB Madsen. Como critérios de inclusão para esse estudo, foram consideradas crianças que realizariam a remoção das tonsilas palatinas e/ou faríngeas e que tivessem realizado a imitanciometria previamente. Foram excluídas crianças com síndromes genéticas ou malformações craniofaciais.

Resultados

Foram incluídas no estudo 34 crianças, idade média de 7,38 anos (dp ±2,06) e mediana de 7 anos. A timpanometria resultou em 13 crianças com alteração, sendo três com curva “B” bilateral, três com curva “B” unilateral, quatro com curva “B” em uma orelha e “C” em outra, duas com curva “C” bilateral e uma com curva “C” unilateral. Duas das crianças com curva tipo “B” bilateral e três das unilaterais, foram submetidas no mesmo momento da adenotonsilectomia à inserção do tubo de ventilação.

Conclusões

A elevada ocorrência de alterações na timpanometria, mais de um terço da população estudada, demonstra a importância da avaliação da orelha média por meio da imitanciometria prévia à cirurgia de adenotonsilectomia, podendo modificar a conduta cirúrgica.

Palavras-chave

Audiologia. Tuba auditiva. Adenoidectomia. Tonsilectomia.

Área

Área Clínica

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP - Sao Paulo - Brasil

Autores

Camila de Castro Corrêa, Adriana Bueno Benito Pessin, Silke Anna Theresa Weber