Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AÇÕES DE SAÚDE DURANTE A SEMANA DO SONO 2017 NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: SCREENING PARA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Introdução

A Semana do Sono, promovida anualmente pela World Association of Sleep Medicine, tem a finalidade de realizar ações de saúde para a conscientização da população sobre a importância do sono de qualidade e prevenção de seus distúrbios. No Brasil, ela é organizada pela Associação Brasileira de Sono (ABS). Em 2017, no interior do estado de São Paulo, as atividades incluíram, dentre outras, o preenchimento de questionários para screening de apneia obstrutiva do sono (AOS).

Objetivo

O objetivo do presente estudo é descrever o risco para AOS nos indivíduos que participaram das atividades da Semana do Sono 2017 no interior de São Paulo.

Métodos

O estudo teve a aprovação do Comitê de Ética (nºCAAE 65622617.0.0000.5411). O risco para AOS foi avaliado pelo questionário STOP-BANG, composto por 8 itens, com respostas do tipo sim (pontuação=1) ou não (pontuação=0). A pontuação total pode variar de 0 a 8, sendo que pontuações de 0-2 foram consideradas indicativas de baixo risco para AOS, 3-4 de risco intermediário e ≥5 de alto risco. O índice de massa corpórea (IMC) foi calculado para todos os participantes.

Resultados

Foram avaliados 58 indivíduos, 40 do sexo feminino e 18 do sexo masculino, com idade média de 33±16 anos (17-75) e IMC médio de 25±6kg/m2. A pontuação total média obtida no questionário STOP-BANG foi de 2±2. Dentre os 58 participantes, 43(74%) apresentaram pontuação indicativa de baixo risco para AOS, 9(16%) de risco intermediário e 6(10%) de alto risco.

Conclusões

Os resultados mostram que 26% dos indivíduos participantes das ações de saúde promovidas durante a Semana no Sono 2017 no interior de São Paulo apresentaram risco para AOS (de intermediário a alto). Diante das graves consequências da AOS, ações como esta são importantes para detecção precoce da desordem e orientação quanto à busca de atendimento especializado para diagnóstico e tratamento adequados.

Palavras-chave

Promoção de Saúde. Sono. Transtornos do Sono.

Área

Área Clínica

Autores

Leticia Dominguez Campos, Camila Castro Corrêa, Silke Anna Theresa Weber