Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Medicina do Sono como disciplina independente nas Faculdades de Medicina do Distrito Federal.

Introdução

No Brasil, a Medicina do Sono é uma especialidade relativamente nova, reconhecida como área de atuação médica pelo Conselho Federal de Medicina somente em 2011. Em outros países, como EUA e Alemanha, esta já era reconhecida como especialidade independente em 2005. O sono é um estado biológico específico que tem patologias próprias e correlação com outras patologias, que, embora existam especialidades tradicionais relacionadas com este tema, como pneumologia e SAOS, neurologia e narcolepsia, psiquiatria e outros, a necessidade de uma disciplina própria para abordar distúrbios relacionados ao sono é de mera importância.

Objetivo

Identificar na grade curricular das Faculdades de Medicina do DF quais disciplinas abordam sobre os Distúrbios do Sono e a existência de uma matéria específica para se tratar do tema.

Métodos

Análise documental dos currículos universitários de graduação disponíveis nos sites dos cursos de Medicina no ano de 2017.

Resultados

No DF existem cinco Faculdades de Medicina, destas apenas uma não disponibiliza o ementário online. Dos quatro cursos analisados, nenhum oferece uma disciplina autônoma e centrada nos Distúrbios do sono, sendo estes atribuídos a outras especialidades médicas de uma maneira mais ampla, abordando apenas algumas patologias das mais de 100 existentes nesta área. Não estando disponível na grade curricular obrigatória e nem como matéria optativa destes cursos referidos.

Conclusões

A importância da implementação de uma disciplina independente sobre o tema assume que os Distúrbios do sono acometem em média 1/3 da população. Outra questão é a má capacitação de alguns profissionais médicos generalistas ou de outras áreas em tratar farmacologicamente estes casos, com uso excessivo de benzodiazepínicos e outros medicamentos que cursam com dependência. A área do sono requer estudos mais aprofundados e capacitação do aluno de medicina e do profissional médico em realizar o diagnóstico clínico das principais doenças do sono e suas correlações com outras, e ser capaz de tomada de decisões quanto ao tratamento adequado.

Palavras-chave

Medicina do Sono. Grade curricular. Faculdades de Medicina. Distrito Federal

Área

Área Básica

Instituições

Faciplac - Distrito Federal - Brasil

Autores

Eduarda de Carvalho Essado, Marcela de Carvalho Essado, Gislaine Rodrigues Borges