Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Relação entre jetlag social e consumo de cafeína em estudantes universitários

Introdução

O sono é uma necessidade fisiológica que sofre múltiplas influências de diversos fatores, como personalidade, dieta, exposição à luz e cronotipo. Quando se trata de adolescentes e jovens adultos, em particular, há mudanças ainda mais drásticas com a adição de fatores como estresse, ansiedade, ingestão de cafeína e álcool e uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Além disso, nessa idade, as pessoas estão mais sujeitas a sofrer de jetlag social, caracterizado por uma mudança nos horários de dormir e despertar entre os dias úteis e os fins de semana.

Objetivo

O objetivo principal deste trabalho é avaliar a ingestão de cafeína dos estudantes e relacioná-la com o jetlag social.

Métodos

A amostra populacional foi composta por 1320 universitários em seu primeiro ano de curso, e os voluntários responderam um questionário em um tablet. Esse questionário é composto por perguntas relacionadas à identificação, epidemiologia e hábitos do voluntário, Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ), Munich Chronotype Questionnaire (MCTQ), qualidade do sono (Pittsburgh Sleep Quality Index) e qualidade de vida (SF-36). O consumo de cafeína foi avaliado perguntando-se sobre a frequência do uso de café, chá, achocolatado, energéticos e refrigerantes na semana.

Resultados

As pessoas com maior jetlag social tiveram correlação positiva com a ingestão de cafeína (r = 0,98). Vespertinidade (MEQ) associou-se a maior ingestão de cafeína, seja avaliada pela pontuação no MEQ (r = -0,161), como pela pontuação no MCQT (r = 0,121). Quanto maior a ingestão de cafeína, pior qualidade de vida (r = -0,143) e pior qualidade de sono (r = 0,174).

Conclusões

Quanto mais vespertino o indivíduo, maior a quantidade de cafeína ingerida semanalmente. Quanto maior o jetlag social, maior o uso de cafeína. Quanto maior a ingesta de cafeína, pior a qualidade do sono e qualidade de vida.

Palavras-chave

Jetlag Social, Cafeína, Estudantes Universitários, Sono

Área

Área Básica

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Parana - Brasil

Autores

Amanda Akemi Sakamoto, João Guilherme Fiorani Borgio, Fernando Mazzilli Louzada