Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Cirurgia Ortognatica Bimaxilar com Mentoplastia: Relato de caso

Introdução

Nos últimos anos, a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) tem sido objeto de estudos com diversos relatos na literatura sobre sua patofisiologia, manifestações clínicas e tratamento.
Apnéia é definida por interrupção do fluxo aéreo por pelo menos 10 segundos. Hipopnéia é considerada presente quando há 50% de redução do fluxo aéreo combinado com uma redução na saturação de oxihemoglobina de pelo menos 4%. O índice de apnéia-hipopnéia é definido como o número de apnéia-hipopnéia por hora de sono.
Considera-se síndrome de apnéia obstrutiva leve se o IAH for de 5 a 15; moderada se de 15 a 30 e grave quando acima de 30.
A cirurgia Ortognática é um ramo da Cirurgia Buco Maxilo Facial para tratamento de pacientes com deformidades dento-faciais, onde, o objetivo é corrigir as discrepâncias maxilares e, consequentemente, estabelecer o equilíbrio entre a face e o crânio, melhorando a função mastigatória, a fonética, a respiração e a estética facial.

Objetivo

Descrever a eficiencia do tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono através de cirurgia Ortognática.

Métodos

Paciente F.D., 38 anos, branco, gênero masculino, procurou a Clinica Faccial, queixando-se da estética facial, mastigação, respiração e ronco durante o sono. Após análise facial, exame clínico intraoral, análise da radiografia panorâmica e das telerradiografias em norma frontal e de perfil e dos modelos em gesso, concluiu-se que o paciente apresentava o diagnóstico de deformidade dentofacial classe II com deficiência ântero-posterior de mandíbula associados a desvio de linha média, alem do volume orofaríngeo diminuído. Também foi realizada analise do exame de polissonografia do paciente, que indicava uma saturação de oxigênio diminuída e apneia obstrutiva leve de 11,3 eventos por hora de sono. O tratamento inicial proposto foi ortodôntico com preparação para cirurgia ortognática bimaxilar e mentoplastia.

Resultados

Logo em seguida da cirurgia, o paciente teve a saturação de oxigênio normalizada.
Seu exame de polissonografia, realizado 02 meses apos a cirurgia, resultou na normalização do ronco e da síndrome da apneia obstrutiva do sono.

Conclusões

O tratamento Ortodôntico juntamente com a cirurgia Ortognática são formas de tratamentos que possibilitam a correção das maloclusões e das discrepâncias entre os maxilares, normalização dos níveis de saturação de oxigênio e a SAHOS, o que estabelece resultados funcionais excelentes, promovendo bons resultados estéticos e satisfazendo as queixas do paciente.

Palavras-chave

Ortognatica, SAHOS

Área

Relato de Caso

Autores

Marcela Berretta Rau, Levy Hermes Rau, Aline Marodim