Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Feedback dos participantes quanto à abordagem da Insônia Crônica em exame periódico em Empresa Pública de Grande Porte

Introdução

No ano de 2016, foi abordado o tema “Insônia” no exame periódico anual, através de autoavaliação para diagnóstico de Insônia Crônica, orientações de “higiene do sono” e encaminhamento à TCCI (Terapia Cognitiva Comportamental para a Insônia).

Objetivo

Realizar feedback quanto à iniciativa de abordagem do tema “Insônia” no periódico de 2016.

Métodos

Foi enviado um questionário via e-mail funcional, composto por seis perguntas objetivas, a todos os empregados que tiveram o seu autoquestionário positivo para o diagnóstico de Insônia Crônica (21% da população estudada- 581 indivíduos).

Resultados

Foram enviados no total 581 questionários (58% homens e 42% mulheres). Obteve-se o feedback de 199 (34%) dos questionários enviados: 193 respondentes (97%) consideraram o tema interessante; 132 (66%) consideraram que a abordagem da insônia trouxe algum benefício à qualidade do sono; quando questionados quanto à colocação em prática das orientações dadas de “Higiene do Sono”, 31 participantes (16%) responderam que sim, plenamente, 106 (53%), sim, parcialmente e 59 (30%) responderam que não; 87 participantes (44%) responderam que foram orientados a participar da TCCI. Desses, 54 (62%) realizaram consulta de TCCI, sendo que 38 (70%) desses assinalou que a terapia trouxe benefícios para o seu sono.

Conclusões

A pesquisa de feedback obteve uma boa adesão – 34% de respondentes, 97% desses referindo ter considerado o tema interessante e 66% ter tido benefício com as orientações de “Higiene do Sono”. Dessa forma, considerando a complexidade dos fatores envolvidos na fisiopatologia da insônia, seu curso clínico, bem como as dificuldades na abordagem terapêutica e na obtenção de resultados favoráveis, conclui-se que a abordagem da insônia no exame periódico foi considerada positiva e que trouxe benefícios para a saúde dos empregados e, consequentemente, para a instituição.

Palavras-chave

Insônia Crônica, questionário de feedback, exame periódico

Área

Área Clínica

Autores

Adriana Alvarez Arantes, Ana Paula Pimentel Mendonça, Roberto Muniz Ferreira, Eduardo da Costa Pinto, Fernando Augusto Cavalcanti Varzim, Márcio Ferreira de Carvalho, Oziel Márcio Araújo Tardin, Valéria Pacheco