Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da Prevalência da Insônia Crônica numa Empresa Pública de Grande Porte

Introdução

A Insônia, distúrbio do sono mais comum no adulto, pode ocasionar ao portador desconforto substancial e prejuízo nas atividades diárias, como redução na percepção de saúde, da qualidade de vida e da produtividade no trabalho, aumento do absenteísmo, do presenteísmo e de acidentes. Além disso, relaciona-se com doenças como a Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, depressão e ansiedade, como também ao abuso de drogas.

Objetivo

Avaliar a prevalência da Insônia Crônica na população de empregados de uma empresa pública, sua associação com algumas condições de saúde, bem como orientar o tratamento dos casos identificados.

Métodos

Aplicação de auto-avaliação para o diagnóstico de Insônia Crônica, baseada nos critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders da American Psychiatric Association e International Classification of Sleep Disorders da American Academy of Sleep Disorders, aos empregados de uma empresa pública, como parte do exame periódico anual.

Resultados

Foram respondidas 2.776 auto-avaliações - 90% da população-alvo (63% sexo masculino e 37% feminino), a maioria na faixa etária entre 30 e 49 anos (73%). A auto-avaliação foi considerada positiva para a Insônia em 589 (21%) dos respondentes. Chama atenção a incidência de insônia em todas as faixas etárias, com a distribuição da frequência deste distúrbio do sono progressivamente maior com o aumento da idade. Houve associação com Distúrbio de Ansiedade em 5%, uso frequente de medicação para dormir em 5%, SAOS em 5%, Hipertensão Arterial em 4% e Depressão em 4%.

Conclusões

A insônia é uma doença de alta prevalência na população economicamente ativa. Medidas que visem seu diagnóstico e abordagem terapêutica são fundamentais para a saúde do indivíduo.

Palavras-chave

Insônia Crônica, prevalência, empresa, auto-questionário

Área

Área Clínica

Autores

Adriana Alvarez Arantes, Ana paula Pimentel Mendonça, Rosângela de Oliveira Cruz, karla Garcia Pereira Menezes, Adriana Ferreira de Carvalho, Anne Albuquerque Sant´Anna, Denise Castro de Souza Cortês, Denise da Rocha Renzeti