Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ADESÃO AO TRATAMENTO COM CPAP NO SERVIÇO DE PNEUMOLOGIA DO HOSPITAL OTÁVIO DE FREITAS

Introdução

A apneia obstrutiva do sono é uma doença crônica, progressiva, incapacitante, caracterizada por obstruções parciais (hipopnéia) ou totais (apneia) das vias aéreas superiores por pelo menos dez segundos do fluxo do ar. A falta de tratamento pode ocasionar arritmias cardíacas, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais, além de maiores gastos com cuidados de saúde. O tratamento de quadros moderados a graves da Apneia Obstrutiva do sono (AOS) é estabelecido pelo uso da pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), que tem demonstrado boa eficácia quando o paciente apresenta uma adesão adequada ao aparelho.

Objetivo

Avaliar a adesão ao CPAP dos pacientes com AOS, atendidos no serviço de Pneumologia do Hospital Otávio de Freitas e identificar os fatores que influenciam nesta adesão.

Métodos

Foi realizado um estudo observacional do tipo corte transversal e avaliados os pacientes atendidos no ambulatório do Serviço de Pneumologia do Hospital Otávio de Freitas que receberam o CPAP na primeira fase do programa, a partir do ano de 2006 até 2016. A análise do estudo foi realizada através dos dados obtidos do equipamento de pressão positiva em uso (adesão objetiva), e aplicação de questionário clínico para identificar a taxa e os fatores que interferiram nessa adaptação (adesão subjetiva).

Resultados

45,75% foi a adesão subjetiva encontrada correlacionando os 70 pacientes com o número total de pacientes (153).

Em nosso estudo foi encontrado o valor de 23,53% considerada a adesão objetiva.

Conclusões

Concluímos que aproximadamente 12345 foram adequadamente aderentes ao tratamento com CPAP em um centro de referência, onde uma abordagem multidisciplinar oferece monitorização contínua e em longo prazo dos pacientes. Observamos associação entre adesão ao CPAP e intensidade do IAH, e pacientes com apneias mais graves são os que apresentam melhor adaptação a esse tratamento.

Palavras-chave

APNEIA, CPAP, ADESÃO

Área

Área Clínica

Instituições

HOSPITAL OTAVIO DE FREITAS - Pernambuco - Brasil

Autores

DENNYS LAPENDA FAGUNDES, Danielle Cristina Silva Climaco , Thayse Neves Santos SIlva, Isaac Vieira Secundo, Bruno de Lima Ribeiro, Silvia Thamilis Barbosa Pessoa Ferreira, Camila Isis Rodrigues dos Santos, Anna Myrna Jaguaribe de Lima